VII Congresso Internacional da Abrates: cada vez melhor, cada vez mais forte

20160604_091933

Foto de William Cassemiro

Pela terceira vez consecutiva, o Ponte de Letras teve o grande prazer de participar do congresso da Abrates. De 3 a 5 de junho, estivemos na cidade maravilhosa integrando o VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes, que, como sempre, foi um sucesso.

Foi lindo ver centenas de pessoas interessadas em aprender, ensinar e trocar ideias sobre nossa profissão. Foi muito legal ouvir muita gente comentando que precisaria de clones para poder assistir a todas aquelas palestras interessantes, sobre os mais variados assuntos e ministradas por profissionais com perfis diversos, ávidos por compartilhar sua experiência com estudantes, iniciantes, profissionais mais jovens ou mesmo aqueles mais antigos que atuam em outras áreas. O clima era de companheirismo e troca, contrariando aquela velha fama de que tradutor é um ser recluso, que gosta de viver isolado.

Este ano, pela primeira vez, a Abrates, em parceria com o Café com Tradução, organizou minicursos pré-congresso, que aconteceram quinta e sexta-feira, antes da abertura do evento. A Carolina e a Flávia, aqui do Ponte, ministraram uma oficina de tradução de textos literários. Foi uma experiência muito rica, os participantes, apesar de serem, em sua maioria, de outras áreas da tradução, participaram ativamente e contribuíram com ótimas soluções de tradução para os textos propostos. Quem sabe não conseguimos plantar a sementinha da tradução literária em alguém?

O congresso propriamente dito começou na sexta à noite com uma entrevista muito gostosa com Cora Rónai, que falou sobre a interessantíssima vida de seu pai, Paulo Rónai, fundador da Abrates. No sábado, o Ponte de Letras falou um pouquinho sobre tradução editorial em uma palestra que mais foi um bate-papo descontraído e abordou algumas dúvidas que recebemos com muita frequência aqui no blog: remuneração, como começar, como entrar em contato com as editoras, o que fazer quando chega o primeiro livro para traduzir…

No domingo, o Petê mediou um painel sobre uma questão bastante delicada: direitos autorais para tradutores. Com Daniele Petruccioli, tradutor e fundador do STradE (Sindicato Traduttori Editoriali), Ernesta Ganzo, tradutora italiana e advogada radicada no Brasil, Lenita Esteves, tradutora e professora universitária, e Renata Pettengill, editora executiva do Grupo Record. Uma discussão muito produtiva e provocadora sobre o pacto criado pelo STradE relacionado a direitos e deveres dos tradutores, direitos autorais e afins e como seria a aplicação de algo nos mesmos moldes no Brasil. Na despedida do congresso, a surpresa: Vera Holtz, amiga de longa data da presidente da Abrates gestão 2012-2016, Liane Lazoski, entrou para cantar e emocionar a amiga e a plateia inteira.

Foi com muita satisfação que ficamos sabendo que a Abrates conseguiu seu milésimo associado durante o evento. Sempre devemos lembrar que uma associação de classe é feita de pessoas e que o apoio e a participação de todos é essencial. Falando em pessoas, 2016 foi ano de troca de diretoria. Depois de uma gestão de muitas conquistas, Liane passou o bastão para William Cassemiro (o nosso querido vô Ilha), que assumirá a presidência da Abrates a partir de 5 de julho.

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da oficina, que foram nos ver no congresso e à Abrates pela confiança de sempre (sempre, sempre, sempre!) em nosso trabalho. Mal podemos esperar para fazer parte de tudo que ainda está por vir. Até 2017, em São Paulo!

Anúncios

4 comentários sobre “VII Congresso Internacional da Abrates: cada vez melhor, cada vez mais forte

    • Nós que agradecemos sua presença, Ju. Dá gosto de ver sua dedicação e ficamos felizes em poder contribuir com o pouquinho que temos.
      Beijos 🙂

    • Gostamos muito de encontrá-la pessoalmente também, Gio. Pena que foi tão rapidinho, né?
      Quem sabe não conseguimos conversar melhor no congresso do ano que vem?
      Abraços!

Vamos conversar? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s