São tantas vezes…

Era uma vez uma menina que devorava livros. Passou direto do leite da mãe para as páginas cheias de figuras e letras sem estranhar. No início, as formas e cores dominavam. Muitas vezes, havia textura, sons… ela os saboreava mais com as mãos do que com os olhos. Conforme foi crescendo, começou a pegar mais gosto pelas palavras, e não as deixava faltar no cardápio. Por comer tantos livros, sempre foi gordinha, mas não ligava, porque a Pelota Bolota (que “come abacate, ovo e chocolate”) também era. Queria comer todos os livros do mundo, até mesmo os dicionários – assim experimentaria todas as palavras.

Depois de adulta (pelo menos na carteira de identidade), com medo de explodir, começou a escrever, depois a traduzir – assim liberava parte das palavras que engolia. Continua gordinha, mas acha que não corre mais o risco de – BUM – explodir. (Na dúvida, melhor continuar liberando as palavras – inclusive aqui no blog).

Apesar de desejar que o tempo pare, como nos mundos criados nos livros, ela completa mais um ano de vida em abril, mês em que se comemora o dia do livro infantil nacional e internacionalmente. No mundo, a data escolhida é 2 de abril, dia do nascimento de Hans Christian Andersen, enquanto no Brasil o homenageado é Monteiro Lobato, nascido no dia 18 do mesmo mês. Se não fosse a literatura infantil, não teria alimento para crescer e se tornar o que é hoje. Essa primeira experimentação é o que cria a sensibilidade e faz as crianças abraçarem os livros, criarem o hábito da leitura, da escrita, e darem asas para a imaginação.

Essa é a singela homenagem do Ponte de Letas à literatura infantil e a todos os seus autores e tradutores.

Anúncios

8 comentários sobre “São tantas vezes…

  1. Gostei muito desse texto. Escrevi um muito parecido, autobiográfico, que começava assim: “Era ratinha de biblioteca…” e continuava, inspirada no texto da Chapeuzinho Amarelo.
    Estou seguindo seu blog há poucos dias, mas já gostando.

    • Olá, Daniela.

      Obrigada por seu comentário.

      Que bom que gostou do texto e que está gostando do blog. Ficamos muito felizes em saber.

      Um abraço,

Vamos conversar? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s